Psicoterapia: um olhar mais profundo para a sua saúde emocional

A Psicoterapia é uma abordagem que busca entender o que está por trás do seu sofrimento — aquilo que nem sempre aparece nos exames, mas que interfere diretamente na sua vida, nas suas relações e no seu bem-estar.

Por meio da escuta, do silêncio respeitoso e do acolhimento, a Psicanálise permite que você se conecte com suas emoções, compreenda padrões, ressignifique vivências e encontre caminhos mais saudáveis para lidar com a vida.

No meu trabalho, ela caminha junto com a Psiquiatria. Enquanto os medicamentos ajudam a estabilizar os sintomas quando necessário, a Psicoterapia vai na direção da causa — ajudando você a entender sua história, suas dores e também suas potências.

Essa integração permite um cuidado mais completo: o corpo é ouvido, a mente é acolhida e as emoções encontram espaço para se reorganizarem. Nada é imposto. Cada processo é único, construído com escuta, presença e respeito.

Psicanálise não é apenas “falar sobre problemas” — é abrir espaço para se escutar com verdade, com profundidade e, principalmente, com coragem e acolhimento.

O Médico na Psicoterapia

1. Tratamento complementar

Quando a Psicanálise é conduzida por um médico, ela ganha uma dimensão ainda mais ampla. Isso porque o olhar clínico permite compreender não apenas os sintomas emocionais, mas também suas possíveis causas biológicas, hormonais, neurológicas ou contextuais.

2. Psicoterapia e medicamentos

Eu costumo prescrever medicamentos no tratamento de algumas doenças quando se tornam necessários, geralmente quando o paciente apresenta algum nível de prejuízo em sua vida, havendo perda de funcionalidade, por exemplo. Mas todos os meus pacientes são orientados a realizar algum tipo de terapia adicional, seja Psicanálise comigo ou com profissional de sua preferência, seja Psicoterapia de sua preferência para tratar das causas de suas aflições.

3. Avaliação individualizada

Eu observo não só o que o paciente sente, mas como sente, de onde vem essa dor, e o que o corpo pode estar expressando através dela. Com essa visão ampliada, consigo avaliar quando o sofrimento precisa ser tratado apenas com a escuta terapêutica ou se há necessidade de suporte medicamentoso ou outras intervenções clínicas.

4. Transtornos complexos

Em situações que envolvem transtornos mentais complexos, como Esquizofrenia ou Transtorno Bipolar, o acompanhamento com médico psicanalista pode ajudar o paciente a lidar com os desafios específicos associados a essas e outras condições.

“Se você está buscando cuidados de saúde mental que abordem todas as suas necessidades, considerar um médico de visão integrativa pode ser uma escolha valiosa.”

Psicoterapia

Quando é indicado o Médico como terapeuta?

1

Um médico que também seja terapeuta pode oferecer uma abordagem abrangente. Portanto, qualquer paciente pode realizar terapia com um médico.

2

Em casos que requerem uma estreita colaboração entre o tratamento medicamentoso e Terapia, o médico-terapeuta é uma excelente escolha.

3

Alguns pacientes podem preferir terapia com um médico que já conhecem e em quem confiam, o que pode ocorrer se já estão sob tratamento de saúde mental.

4

A decisão é baseada nas necessidades individuais do paciente, bem como de sua própria escolha e na avaliação clínica realizada durante consulta.

Atendimento On-line

Dra. Vanessa Mariano Médica

Cuido da sua saúde mental para que você viva melhor!
Rolar para cima
WhatsApp!
Saiba mais
Olá, tudo bem?
Obrigada por visitar a minha página!

Para dúvidas, maiores informações, agendamento de consultas, clique no botão WhatsApp para iniciar seu atendimento.